sexta-feira, 2 de outubro de 2009

DAVI ENFRENTA E VENCE O GIGANTE



Lição 2 I Samuel 17.43-49


INTRODUÇÃO: O povo filisteu foi um dos maiores inimigos de Israel no período do Antigo Testamento. A Filístia era habitada por descendentes de Cão, filho de Noé (Gn 10.14). Em virtude da maldição que pesava sobre eles, seu território se tornou parte da terra prometida por Deus a Israel (Gn 9.25). Este era, portanto, o maior motivo das guerras entre as duas nações. O rei Saul, embora fosse o israelita mais alto (I Sm 9.2), era incapaz de derrotar o gigante. Como se poderia compreender aquela situação? O povo de Deus estava sendo afrontado por uma nação ímpia. A explicação é que Israel não destruiu os filisteus na época de Josué, conforme a ordem de Deus (Js 13.1,2). Aquilo que não resolvemos no tempo certo acaba crescendo e se tornando um problema gigante. Em meio àquela situação difícil, Davi se prontificou para combater o filisteu.



Objetivos da Lição:
* Entender o contexto do conflito entre Davi e Golias;
* Associar o desafio de Davi a Golias, à luta espiritual que o crente trava com o mundo, a carne e o Diabo;
* Conscientizar-se de que, assim como Davi, devemos resistir o inimigo e vencê-lo por Cristo.



I. OS INIMIGOS DO POVO DE DEUS
“Gostaríamos de não encontrar gigantes pelo caminho, mas, se não encontrássemos, também não teríamos grandes vitórias na vida”.
1. Inimigos numerosos. Os filisteus um dos "povos do mar" repelidos pelo Egito, haviam ocupado uma fértil faixa costeira no sudoeste da Palestina. Isto aconteceu por volta de 1150 a.C. Os filisteus formaram uma confederação de cinco cidades: Gaza, Asquelon, Asdode, Gate e Ecron, porque viam em Israel uma ameaça às suas rotas comerciais ou por algum outro motivo, os filisteus avançaram com um exército organizado contra os agricultores israelitas. Usavam armas de ferro, metal que sabiam trabalhar bem e perigosos carros de combate, além de possuírem uma longa tradição militar. Por volta de 1050 a.C. os filisteus atacam e vencem os israelitas perto de Afeca, na região norte. De acordo com 1Sm 4, a Arca da Aliança, levada pelos sacerdotes de Siló para o campo de batalha, como última esperança, foi capturada, os israelitas derrotados (I Sm 4.5-11). Os gigantes existem. Eles estão espalhados por toda a parte. São numerosos e opulentos. Uns são reais, outros fictícios. Uns nos atacam por fora, outros por dentro. Muitos gigantes existem apenas em nossa imaginação. Nós os criamos e eles se tornam mais fortes do que nós. Eles pensam que são invencíveis. Eles revelam quem somos: covardes ou corajosos, revela uns a abate outros; promove uns e derrota outros; desmascara os covardes e aponta os heróis. É do útero da crise que despontam os grandes vencedores.



2. Inimigos poderosos. Os filisteus não ocuparam todo o país, mas posicionaram-se em postos estratégicos, cortando as comunicações entre os vários grupos israelitas. Além do mais, proibiram (monopolizaram) o trabalho em metal em todo o território israelita (I Sm 13.19-21), o que equivalia a um desarmamento geral do povo e à sua dependência dos filisteus até mesmo para os trabalhos mais elementares da agricultura - e saqueavam os produtos de boa parte do país. Samuel tentou por todos os meios levantar e organizar o povo para uma luta de libertação, só que em vão. “E saberá toda essa congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão” (I Sm 17.47), a força e o poder da fé são manifestos através da confiança em Deus, Davi sabia que sua luta contra Golias não era física e sim espiritual (Ef 6.10).



II. O INIMIGO DE DAVI
1. Amedrontava por seu tamanho. Segundo a Bíblia, possuía a altura de seis côvados e um palmo (3,20 metros). No combate que teve contra,Davi usava uma cota de malha que pesava 5000 ciclos (57 kg). Como Davi era um rapaz ainda, provavelmente só a cota de malha de Golias já atingia seu peso. Mas Davi ainda tinha que lutar com um gigante que carregava um grande escudo para proteção e uma lança, cuja ponta metálica pesava 600 ciclos (6,8 kg). Golias trajava uma armadura cheia de escamas, por onde não penetrava espada. Ele usava caneleiras, capacete e um dardo no ombro e uma lança na mão. Além disso, um escudeiro ia à sua frente para lhe proteger. Todo afrontador conta com aquilo que aprendeu; herdou; está acostumado; treinado ou estudado e nisso ele se apoia e espera que nunca vá errar perder. Não, ele jamais imagina que haverá alguém ou algo que possa eliminá-lo. Diferente de Davi que dependia somente do poder do seu Senhor, Davi mostrou aos filisteus que não se ganha as guerras do Senhor com coisas terrenas, mas sim com armas divinas, celestiais que são poderosas para destruírem fortalezas.



2. Amedrontava por suas armas e discurso persistente. Golias desafiou os exércitos de Israel 40 dias, duas vezes por dia. A moral dos soldados estava no chão. Estavam desacreditados aos seus próprios olhos. Tornaram-se colecionadores de fracassos. Acostumaram-se a fugir. Os Golias não têm respeito pelas nossas convicções. Eles escarnecem da nossa crença . Eles não querem apenas nos humilhar, mas também banir Deus da nossa mente. Eles querem não apenas prevalecer contra nós, mas também contra o nosso Deus. Os gigantes podem tirar os seus olhos de Deus e roubar do seu coração o sonho da vitória.



III. A VITÓRIA DE DAVI
1. Davi venceu porque estava sob a direção a autoridade de Deus. Na sequencia, observamos que Eliabe, Saul e o próprio Golias expressaram opiniões negativas sobre Davi (I Sm 17.28,33,42). Entretanto, Deus tinha uma opinião positiva sobre aquele jovem. Davi não deu ouvidos a todas aquelas palavras malignas a seu respeito, mas ficou firme em sua convicção espiritual, demonstrando fé, coragem, ousadia, iniciativa e determinação. Ele não teve medo de morrer porque havia sido ungido para ser rei (I Sm 16). Portanto, enquanto não chegasse ao trono, ninguém poderia matá-lo. A unção era sua garantia de vida.



"Embora vivendo em carne, não militamos segundo a carne; porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas" (IICo.10.4)



2. Davi venceu porque teve fé e confiança em Deus. No primeiro momento, as pessoas não deram crédito a Davi, pois o julgavam pela aparência. Ele era formoso, porém pequeno. Era o mais novo dos filhos de Jessé e não fazia parte do exército (I Sm 17.14). Recebeu apenas a simples tarefa de levar um lanche para seus irmãos (I Sm 17.17). Na hora do confronto, o que pesou foi sua história de relacionamento com Deus, além da fidelidade presente. Não podemos depender apenas de um clamor no momento do aperto, embora isto possa até funcionar. Davi tinha uma vida de dedicação ao Senhor e obteve experiências com ele antes daquele dia. Seu currículo era significativo. Tendo enfrentado o leão e o urso, o jovem pastor estava convicto de que venceria também o filisteu (I Sm 17.34-37). As experiências de ontem ajudam a nossa fé hoje. Naquele momento,Davi tomou uma posição de defesa do rebanho de Deus: o povo de Israel. Davi não andou para a linha de batalha, ele correu (I Sm 17.47,48). Estava ansioso para ganhar, para vencer. Ele era um homem determinado a vencer, e venceu. Davi não esperou Golias atacá-lo. Ele era pró-ativo. Não era homem de retaguarda, mas de vanguarda. Não somos chamados para contar os inimigos, mas para vencê-los. Não somos convocamos para fugir dos gigantes, mas para derrubá-los.



* O extraordinário Davi – Caráter e vocação
Quais são as características de um homem, mulher, jovem – adolescente segundo o coração de Deus? Marcas inconfundíveis, fundamentais?(1Sm 13.14 e At 13.22).



1.Seja autêntico, você é uma pessoa singular – v. 39 A armadura de Saul não serve para Davi. Vestir roupa de rei sem ser rei não nos ajuda a vencer gigantes. A armadura de
Saul em Davi era uma bagagem extra, um peso inútil, um verdadeiro estorvo. Por isso Davi disse: “Não posso andar com isto, pois nunca o usei.. E tirou aquilo de sobre si” (v. 39). A armadura de Saul era apenas uma máscara para Davi. Não adianta tentar ser quem você não é. As máscaras só podem nos esconder por um momento, mas elas caem nas horas mais inesperadas. Davi não tentou agradar o rei. Vencedores de gigantes não fazem média, não fingem, não são hipócritas. Não queira ser como os outros. Use as armas que Deus lhe deu e vença os gigantes.



2. Cheio do ES. Cheio do poder – luz de Deus, unção – poder que o capacita, ilumina, consola, fortalece, instrui, faz amar a Deus acima de todas as coisas. Nós vimos que Deus ungiu Davi e a partir daí o Espírito se apossou dele. Davi não apenas possuía o Espírito, mais o Espírito possuía Davi. Havia ali unção, alegria, determinação, energia do céu de um Deus todo poderoso agindo no seu coração. Davi foi segundo o coração de Deus porque era fiel nas pequenas coisas. Se você quer fazer grandes coisas, seja fiel nas pequenas… Se você quer ser usado com poder na frente dos outros, busque o poder quando ninguém está olhando… lá no escurinho, lá com os amigos do mundo, lá onde ninguém vê… Qual o seu testemunho?



3. Adorava em espírito e em verdade - Oferecia a Deus o perfeito louvor e adoração.Ele não apenas tocava, cantava, falava com a voz ele adorava, falava com o coração. Quando Davi começava a tocar harpa havia libertação. Os espíritos se retiravam para bem longe não aguentavam o louvor, ungido, habilidoso, santo, que partia do coração… O poder não estava na harpa, o poder estava em quem tocava a harpa .
Conclusão: Sempre surgirão obstáculos em nossos caminhos. A diferença entre vitoriosos e perdedores, entre verdadeiros cristãos e falsos cristãos é que os primeiros os enfrentam. Devemos ultrapassar os obstáculos, pois os grandes líderes bíblicos, os grandes personagens da história tiveram que enfrentar enormes obstáculos para serem grandes. Podemos vencê-los, se como Davi confiarmos no Senhor: os Golias serão derrotados e venceremos.



“ Não despreze aquilo que Deus colocou em suas mãos"


Nenhum comentário: